5 Sinais para entender se a Situação do seu Negócio está Ruim

Você já teve a sensação de que apesar de estar trabalhando muito seu negócio está rendendo cada vez menos?

 

Você já teve a sensação de que a situação do seu negócio não vai bem?

 

Você já ficou com a impressão de que sua margem de lucro (quer analisar seu lucro e seus resultados com segurança? Então clique aqui) está ficando mais apertada?

 

Pois é, é uma sensação estranha. A insegurança é constante. Você acaba indo trabalhar todos os dias com receio desses seus achismos sobre a situação do seu negócio serem realidade e fica imaginando o que será do futuro.

 

Neste artigo nós vamos evidenciar alguns insights que vão te ajudar a acabar com essa insegurança e te possibilitar tomar ações preventivas contra uma possível recessão para você conseguir melhorar a situação do seu negócio.

 

Acabe com o achismo!

 

O básico que você precisa fazer para começar a enxergar com clareza os caminhos que o seu negócio está percorrendo é registrar todos os fatos econômicos do mesmo em um sistema. Apenas os números farão você ter certeza do que está acontecendo.

 

Antes de tudo tome cuidado para que as atividades que envolvem esse registro não onerem todo o tempo da sua equipe. O Bauner é um sistema de gestão financeira que automatiza as principais atividades desta área que lhe permite ter números confiáveis enquanto sua equipe ganha produtividade. Quer saber como? Clique aqui.

 

Então, partindo da premissa de que validar suas hipóteses sobre a situação da sua empresa é fundamental e o mínimo que você precisa para fazer isso é ter uma gestão organizada, vamos listar abaixo sinais nos quais você deve se atentar para entender se sua empresa está com a saúde em dia ou não:

1– Concorrência Inovando ou Deixando o Mercado

 

Se seus concorrentes estão buscando novas soluções para ofertar aos clientes pode significar que os produtos ou serviços atuais deste mercado já estejam obsoletos. Logo, podemos entender que eles terão uma queda na demanda a partir de agora.

 

Inegavelmente, se as novas soluções da concorrência já estão no mercado significa que elas já passaram pelo período de desenvolvimento, teste e validação e você pode estar atrasado na disputa pelos clientes desse novo nicho. Para se destacar no mercado a inovação é fundamental, conheça técnicas de inovação nesta publicação.

 

2 – Aumento do Turnover

 

Se você identificou que os membros da sua equipe têm objetivos divergentes dos da sua empresa, se eles pretendem mudar de setor e trabalhar em outro lugar, este pode ser um indicativo de que seu ramo de negócio não é mais atraente, seja pela remuneração, projeção no mercado, rotina de trabalho dentre outros fatores.

 

De fato, além do crescimento nos pedidos de demissão, fica mais fácil perceber se seus colaboradores estão interessados em deixar a sua empresa se você monitora o clima do ambiente de trabalho e percebe se ele está ruim e se você sente sua equipe desmotivada.

 

3 – Aumento contínuo da inadimplência

 

Se sua inadimplência crescer muito isso pode ser um indicador de que você precisará se mexer para manter o seu negócio aberto (sabe como? Se não, entenda neste artigo). Mas se os clientes estão com dificuldades de lhe pagar é provável que eles também estejam com dificuldades de vender e/ou receber.

 

Desse modo é importante observar que, se você está no meio da cadeia de fornecimento e o mercado dos seus clientes está diminuindo, isso também acontecerá com o seu mercado em um futuro próximo.

 

4 – Queda recorrente nas vendas

 

Se o seu faturamento tem apresentado quedas, mesmo que pequenas, mas constantes, no decorrer dos meses ou anos, pode significar que sua força de vendas é ineficiente ou está com dificuldades de vender.

 

No entanto esse pode ser um problema interno da empresa (ex: muitos vendedores inexperientes no time, oferta de produtos com baixa qualidade ou escolha errada do público alvo) ou pode ser devido a fatores externos (ex: recessão da economia, surgimento de produtos substitutos ou aumento do desemprego).

 

5 – Estoques altos

 

Mercadorias em estoque significam dinheiro parado. Essa é uma máxima repetida por muitos economistas. Se você mede os seus estoques fica fácil comparar os níveis do mesmo com períodos anteriores.

 

Então, se você está com dificuldades de vender é provável que seus estoques estejam crescendo e colocando o seu fluxo de caixa em uma situação delicada. Ou seja, seus compromissos financeiros com fornecedores podem vencer antes de você comercializar os seus produtos. E se você não gerencia seu fluxo de caixa, aprenda como fazê-lo lendo este artigo.

 

Podemos concluir que…

Se você ainda não tem números confiáveis então corra para alcançá-los! Só com eles você vai conseguir ter uma base para identificar os 5 efeitos listados neste artigo. Com os números na mão, faça um brainstorming com sua equipe para extrair os principais insights que vão te ajudar na retomada do seu negócio rumo ao crescimento.

 

Os mercados e as necessidades dos clientes estão em constante transformação. Logo, quem atende tais necessidades precisa acompanhar esses movimentos com a finalidade de se manter funcionando com lucratividade e de melhorar constantemente a situação do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *