Como Calcular o Preço de Venda com Segurança Utilizando o Markup

Você já teve a sensação de não conseguir agregar valor ao seu negócio?

 

Se sim, consegue sanar essa dúvida?

 

Não?!?

 

Você tem dúvidas em relação à formação do preço de venda do seu serviço/produto?

 

Se sim, consegue sanar essa dúvida?

 

Não?!?

 

Então vamos entender neste artigo como agregar mais valor ao seu negócio e formar o seu preço de venda levando em consideração os custos da operação da sua empresa. Vamos sanar suas dúvidas aprendendo a calcular o Markup!

 

Por que é importante calcular o Markup?

Se você tem ao menos uma das duas dúvidas listadas acima, seu preço de venda pode estar sendo calculado de forma errada, omitindo ineficiências operacionais e outros custos. Ou você pode simplesmente não estar obtendo a Margem de Lucro Pretendida na sua operação.

 

O cálculo do Markup é uma forma de achar o preço de venda do seu produto ou serviço levando em consideração o custo do mesmo e a margem de lucro desejada. É uma forma prática de estabelecer o preço e que vai te ajudar a pensar na sua estratégia de venda.

 

Este índice é uma ferramenta importante pois é um multiplicador, logo, é muito fácil usá-la. Ao levantar o seu custo e a sua margem desejada, você pode aplicá-lo e assim terá o seu preço de venda ideal.

 

Vamos às premissas para o cálculo do Markup:

 

É necessário segregar:

 

  • Custos Variáveis: trata-se de todo custo que acontece ao passo que a venda é concretizada. Por exemplo, comissões de vendedores, impostos sobre vendas e custos com embalagens. Para o cálculo do Markup, é necessário identificar o percentual de Custos Variáveis atrelado a cada produto vendido ou serviço prestado (entenda mais sobre custos neste artigo);

 

  • Custos Fixos: são gastos que acontecem independentemente das vendas. Se a empresa está aberta, estes custos vão incorrer. Exemplo: despesas do setor administrativo, despesas financeiras e etc.

 

Para apurar o Markup é essencial detectar o percentual dos Custos Fixos correspondente a cada serviço prestado ou produto vendido.

 

Com o intuito de encontrar esse percentual, você precisa apurar os Custos Fixos Totais de um período (Ex: um ano) e dividir pelo número de itens comercializados. Depois, basta dividir o preço de venda praticado pelo custo encontrado e você terá o percentual;

 

  • Margem de Lucro: é o percentual ou o valor que você almeja lucrar com a venda de cada produto ou serviço. Você pode prestar serviços e vender produtos com diferentes características e composições de custos, logo, é pertinente avaliar se existe a necessidade de ter uma margem de lucro para cada item (se você quer saber mais sobre a apuração do Lucro, clique aqui);

 

O Markup segue a seguinte fórmula:

 

Markup =                   100 / 100 – (CF + CV + MLP)

Aonde:

  • CF: é o percentual dos Custos Fixos;
  • CV: é o percentual dos Custos Variáveis;
  • MLP: é a Margem de Lucro Percentual Pretendida na comercialização;

 

Ok?

 

Fazendo essa conta nós achamos o Markup. Pensemos em uma situação hipotética aonde meu CV é de 5%, meu CF é de 11%, minha MLP é de 20% e meu custo unitário de R$80,00. O Markup será:

 

Markup =                  100

                                     __________________________

                                    100 – (11 + 5 + 20)

 

    Markup =                   1,5625

 

Aplicando o Markup ao Custo;

 

Custo = R$ 80,00

 

Preço de Venda = Markup x Custo

 

Preço de Venda = 1,5625 x R$ 80,00

 

Preço de Venda = R$ 125,00

 

Ou seja, dentro do cenário citado (CV = 5%, CF = 11%, LP = 20% e Custo Unitário = R$ 80,00) o seu produto ou serviço deverá ser vendido a R$ 125,00.

 

Não é difícil, viu?

 

O exercício mais importante para você fazer agora seria levantar o seu CV, CF, MLP e Custo Unitário, calcular o seu Markup e avaliar se o seu preço de venda está lhe proporcionando a Margem de Lucro Pretendida por unidade comercializada.

 

O que podemos concluir? Como o Markup vai me ajudar?

 

1 – Primeiro vamos olhar pela praticidade. Toda vez que você tiver seus percentuais de custo (CF e CV), sua MLP e o custo unitário apurados, você poderá aplicar o índice de Markup para achar seu preço de venda. Isso agiliza seu controle e sua definição de estratégias de preços para sua empresa, lhe garantindo também segurança nas decisões. Quer saber mais sobre agilidade, eficiência e simplicidade na gestão? Acesse este artigo aqui, ou acesse o site da Endeavor.

 

2 – Conhecer e entender o cálculo do deste índice também vai te ajudar a auditar sua operação comercial para garantir que o preço praticado está lhe garantindo a margem de lucro almejada. Vários fatores externos podem influenciar suas decisões de Preço e Margem de Lucro Pretendida.

 

3 – Logo, outra vantagem do índice é lhe proporcionar a possibilidade de comparabilidade histórica das práticas e cálculo do preço de venda e a avaliação da viabilidade da sua operação.

 

Incorpore o cálculo do Markup na sua rotina de gestão e faça o seu negócio crescer!

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