O que fazer para não faltar dinheiro no caixa

Uma empresa pode ter um prejuízo contábil em um exercício e ainda sim continuar suas atividades. Porém, sem caixa, nenhum negócio tem condições de sobreviver. Pode até ser possível negociar prazos com fornecedores, mas o dinheiro da folha de pagamento não pode faltar.

O que fazer então para garantir o caixa que honre as contas da sua empresa todo mês? Conheça abaixo algumas estratégias que vão te ajudar a conquistar essa segurança para o seu negócio.

Antes de prosseguirmos, tenha em mente que o que vai garantir a viabilidade e a longevidade do seu negócio é o sucesso e o crescimento das suas vendas, a um custo moderado, e na manutenção de uma estrutura administrativa enxuta e agradável para os seus colaboradores.

Logo, não espere encontrar abaixo uma fórmula mágica de como obter lucros exorbitantes.

Busque ter previsibilidade no seu negócio 

Conseguir olhar para frente é a sua principal arma contra surpresas desagradáveis como a falta de dinheiro para pagar as contas. E a previsibilidade engloba vários aspectos do seu negócio como financeiro, vendas, publicidade, passivos trabalhistas dentre outros.

O caminho das pedras para conseguir prever os efeitos financeiros da sua empresa é ter um processo interno que lhe gere tais informações. Logo, todas as informações devem ser registradas, para que seja possível elaborar relatórios de previsibilidade. Quer saber como fazer esses registros? Então clique aqui!

Após ter as informações organizadas, você vai precisar projetar o fluxo de caixa da sua empresa. Só com ele você consegue ver quando poderão faltar recursos e se prevenir para tal situação.

Note que a ideia aqui é conseguir observar o fluxo de entrada e saídas de recursos da sua empresa em períodos determinados, seja daqui a um, dia, duas semanas ou três meses. Neste artigo você vai aprender de forma detalhada como montar um fluxo de caixa.

Estabeleça planos de ações para os problemas identificados

Conseguiu olhar para o futuro? Sim? Ótimo!

Agora o trabalho é listar os momentos aonde o caixa vai estar mais apertado e discutir com a sua equipe que ações serão tomadas para se prevenir. Para mitigar a escassez de recursos você pode tomar algumas das ações listadas abaixo:

  • Aumento nas vendas: se for possível no seu modelo de negócios, vale estudar junto com o seu time comercial uma estratégia que aumentará substancialmente suas vendas para cobrir qualquer falta de caixa futura. Por exemplo: vendas com desconto para pagamento a vista.
  • Redução da inadimplência: se não é possível aumentar as vendas, estudo com seu pessoal de crédito e cobrança ações que podem trazer o dinheiro que está na rua para dentro de casa. Seu time pode intensificar as cobranças ou contar com a ajuda de advogados para fazê-las extrajudicialmente.
  • Negociação de mais prazo com fornecedores: para momentos de falta de dinheiro, sua equipe de compras pode negociar mais prazo com seus fornecedores para os pagamentos vigentes e para novas compras que serão feitas, para conseguir “encaixar” tais vencimentos em momentos que o seu caixa comporta essa despesa.

Cada negócio tem suas particularidades, logo, nem todas as ações descritas acima vão se adaptar ao seu. O essencial é ter em mãos uma ferramenta que te possibilite olhar para o futuro e tomar ações preventivas.

Sem uma previsão de fluxo de caixa seu negócio fica à deriva. Em uma ocasião da falta de dinheiro para pagamento de fornecedores, o atraso vai gerar multas e juros que vão prejudicar a rentabilidade da sua empresa.

Caso falte dinheiro para a folha de pagamento, a situação se complica ainda mais. Sua empresa poderá ser multada em valores exorbitantes e ainda sofrer processos trabalhistas.

Tenha uma ferramenta 

Seja no excel ou com algum sistema de gestão financeira como o Bauner, você precisa de uma ferramenta para conseguir registrar e categorizar as movimentações financeiras e patrimoniais do seu negócio.

O ideal é que sua ferramenta automatize os principais processos manuais da sua operação financeira, para que você, ou a sua equipe não percam tempo e possam focar no que é mais importante.

O Bauner automatiza os principais processos da área financeira como a conciliação bancária, baixa de contas a pagar e a receber, lançamentos de vendas e compras e a emissão de cobranças e faturamento. Caso queira conhecer mais sobra essa ferramenta, que te ajuda a garantir a longevidade do seu negócio, clique aqui!

 

Sucesso!

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